sexta-feira, 1 de julho de 2011

A CONJUNTURA TEM CINCO LETRAS: GREVE!!


Caros companheiros

Quero expressar minha sincera preocupação. Mesmo antes da última assembléia que votou e aprovou a paralisação dos dias 15 e 16 de junho eu já me questionava sobre a atuação do nosso sindicato no que diz respeito a relação com sua base, pois, há 3 anos como servidor do IFF essa era a primeira vez que participava de uma atividade sindical, não por falta de vontade, mas, por que parece-me não há uma política de comunicação eficiente da direção do nosso sindicato. Mesmo na assembléia que antecedeu a paralisação fiquei mais preocupado ainda quando as vésperas de um forte período de enfrentamento com o governo federal viu-se uma reunião em que mais parecia um palanque de oposição a reitoria do IFF do que uma assembléia que encaminharia a luta dos nossos servidores. As cobranças sobre uma possível negativa na divulgação dos dados dos novos servidores por parte da reitoria, no meu ponto de vista, não pode servir de desculpa para um afastamento da direção do SINASEFE da sua base, penso que esse é o momento de nosso sindicato estar mais perto da categoria, de promover uma campanha para filiação de novos servidores, privilegiando o contato direto com a categoria na sua base e dirimindo quaisquer possíveis problemas de comunicação.
Infelizmente, não é isso que tenho visto nesses 3 anos em que estou lotado no Campus Campos Centro do IFF no curso de Geografia, tenho visto um sindicato com quase nenhum contato com sua base. E minha preocupação só faz aumentar quando na ausência de informações consulto o portal de nosso sindicato nacional e vejo que há uma orientação para uma nova paralisação no dia 05 de julho. Entretanto, hoje dia 01/07 não há nenhuma mobilização no sentido de garantir a realização de tal paralisação e ainda descubro pela manhã que não haverá paralisação que Campus Campos Centro do IFF funcionará normalmente na terça. Porque não vamos paralisar? Porque a base não foi consultada sobre a ação do dia 05 de julho? Porque não estamos sendo informados sobre os desdobramentos a nível nacional? Essa são algumas indagações quem tem me inquietado. Em minha longa trajetória nos movimentos sociais nunca vi uma greve sequer ser construída sem uma forte estrutura de comunicação que deve ser construída no contato direto com a base da categoria, mas, parece que nossa seção sindical não tem tido essa mesma compreensão.
Gostaria muito de saber os reais motivos que estão levando à um arrefecimento do movimento dos servidores do IFF, em um momento em que várias categorias ligadas a educação tem se levantado contra governos que desrespeitam a educação pública, gratuita e de qualidade, professores estaduais em vários estados (RS, SC, RJ, etc), servidores técnico-administrativos das UF's já deram início a suas lutas e vários outros setores tem chamado a unidade dos SPF's contra os ataques do Governo Dilma e parece que nada está acontecendo, o papel que deveria estar sendo cumprido pelo nosso sindicato está deixando o movimento sem direção, ao menos aqui em Campos dos Goytacazes. Reafirmo a solicitação de informações e de uma maior presença da nossa seção sindical junto a sua base. Penso que nosso sindicato não deve servir de instrumento desse ou daquele grupo na disputa interna de poder em nossa instituição, penso que nosso sindicato deva ser independente, aliás, como todo movimento social. A CUT e a UNE já nos mostraram qual é o caminho das entidades que submetem sua luta e seus filiados ao interesse de governos e direções, ou seja, o da desmobilização, o da troca de favores, não podemos deixar que isso ocorra também em nosso sindicato, os interesses da categoria sempre deverão estar acima de governos e direções. Por um Sindicato independente que encaminhe a luta dos servidores e que não se transforme em porta da voz da direção ou da reitoria, por um sindicato forte, de luta e construído na base, essa é minha visão de movimento sindical e por isso é preciso que urgentemente a categoria tenha um canal mais efetivo de comunicação com sua direção.
Como diz o site do nosso sindicato nacional: "A CONJUNTURA TEM CINCO LETRAS: GREVE"!!!

As orientações do SINASEFE nacional podem ser obtidas em: http://www.sinasefe.org.br/

Abaixo repasso uma lista de boletins nacionais das categorias em luta.

Um comentário:

  1. Gustavo, boa tarde!


    O Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP recebe até 9 de agosto, em sua página na internet, as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões.
    A primeira fase da competição começa dia 15 de agosto. A fase presencial acontece no dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.
    Podem participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

    Gostaríamos que divulgasse a Olimpíada em seu site/blog, para que professores e alunos interessados pudessem participar.

    Visite nosso site:

    www.mc.unicamp.br

    Quaisquer dúvida envie um e-mail para:

    olimpiadadehistoria@gmail.com

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!