quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

América Latina - MÉXICO

Bom com esse post darei início a publicação dos trabalhos dos alunos do 4.º período do curso de Geografia, desenvolvidos na disciplina de Geografia da América Latina. Antes de apresentar brevemente os trabalhos e disponiblizá-los para download gostaria de esclarecer algumas coisas. Em primeiro lugar dizer que os comentários aqui realizados não tem relação com a avaliação dos alunos. Em segundo que o foco dos trabalhos está alicerçado nos conflitos sociais na América Latina, em função de nossa discussão em cima do texto: A geografia dos conflictos sociais da América Latina e Caribe, de Tatiana Tramontani Ramos. Esse texto é uma excelente reflexão sobre a questão latinoamericana, onde a autora busca explicar a espacialidade do continente virtual, no sentido de só existir em potência, a partir da ocupação moderno-colonial e de seus reflexos nos conflitos sociais contemporâneos. Em terceiro, e por último, dizer que as complementações serão feitas pra tentar ampliar a visão sobre o país em estudo, e não, necessariamente, porque os grupos fugiram do tema. Vamos ao primeiro...












Acima a bandeira mexicana e o território com a divisão político-administrativa. Para saber mais sobre a bandeira do México clic em sua imagem acima. Com relação a divisão política administrativa do México, saiba mais clicando no mapa do território mexicano acima.
Em minha opinião a expressão que melhor define o México é: "Tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos". De certa forma representando o que alguns autores definem como o "novo muro da vergonha" ou "limite norte/sul", a localização geográfica do México e suas relações econômicas com a hiperpotência mundial, os EUA, só tem trazido revezes para os mexicanos. Prejuízo esse que acentua as desigualdades que já se manifestam na própria constituição étnica e social do México. Segundo Olic (2004, p. 118): "Na parte superior da pirâmide social mexicana, estão os criollos, brancos de origem européia nascidos na América, que constituem cerca de 15% da população e detêm o poder político e econômico do país. Na base da pirâmide, estão os ameríndios, que correspondem a mais ou menos 25% do efetivo populacional. Na parte intermediária da pirâmide social, está um numeroso contingente de mestiços brancos e índios que representam aproximadamente 60% do total de mexicanos".
Com relação a Geografia Física do México pode-se dizer que
o território mexicano é formado em sua maioria (70%) de regiões montanhosas (cujas montanhas não ultrapassam os 3.000 m de altitude) e o restante por planícies. O território mexicano é formado pelas serras Baja Califórnia, Madre Ocidental, Madre Oriental, Madre del Sur e Chiapas. Também fazem parte do México o Sistema Vulcânico Transversal, a depressão de Balsas, a plataforma de Yucatán e as seguintes planícies: Costeira do Pacífico e Costeira do Golfo. O norte do país é árido e no sul há mata atlântica.
O México tem uma grande diversidade de climas, que são bastante influenciados pelo relevo e pela presença dos oceanos acima citados. Há regiões, como no estado de Chihuahua, onde ocorrem temperaturas de -20°C e, no deserto de Sonora, a temperatura pode chegar a 45°C.
Existem no México três grandes conjuntos hidrográficos, são eles: a bacia do Atlântico, a do Pacífico e as bacias (sem saída para o mar) do altiplano. O rio Bravo é o mais longo, sua extensão é de 3.034 km e é a fronteira com os EUA. O rio Usumacinta marca a divisa com a Guatemala. O México deve aos rios Sonora, Mayo, Fuerte e Yaqui, a próspera agricultura da região noroeste.
A flora mexicana é uma das mais variadas do planeta, aqui é possível encontrar pastagens, desertos, bosques de coníferas e selva tropical. 37% do território estão cobertos de plantas que sobrevivem com pouca água, 19,34% de bosques de coníferas e carvalhos e 14,14% de selva tropical. Neste país é encontrada mais da metade das espécies de cactos que existem, dos quais se destaca o pita, utilizado para fabricar bebidas (tequila e pulque), mais de 600 variedades de orquídeas e mais de 30.000 espécies de plantas.
A fauna do México também é bem diversa, lá existem mais de 1.500 espécies de mamíferos e animais que só são encontrados naquele país, tais como: o monstro de Gila, o coelho dos vulcões e o ajolote, um anfíbio também conhecido como monstro aquático. Há mais de 1.000 espécies de pássaros, dos quais se destacam a águia pescadora, garça azul, araras e mais de 50 espécies de colibris. No México também existem patos azuis (originários da ilha de Galápagos), iguanas e borboletas monarcas.

Abaixo os links para downloads do trabalho (texto, slides, vídeo, respectivamente):



Bibliografia disponível no CEFET Campos

PRADO, Maria Ligia. O populismo na America Latina: (Argentina e México) . 6. ed. São Paulo: Brasiliense, [1989?]. 80p. : il. -. (Tudo e historia ; 4).
ALIMONDA, Hector. A Revolucao Mexicana. 2.ed. Sao Paulo : Moderna,
1986. 64p.
CASANOVA, Pablo González. Exploração, colonialismo e luta pela democracia na América Latina. Prefácio de Marcos Roitman Rosenmann; tradução de Ana Carla Lacerda. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 318p.
CASANOVA, Pablo González. (Coord.). História política de los campesinos latinoamericanos. México: Siglo Veintiuno, 1985. 4 v.
OLIC, Nelson Bacic.
Geopolítica da América Latina. 2ed. São Paulo: Moderna, 2004. 178p.

Bibliografia sugerida para consulta

TARALLO, Pietro. México. São Paulo: Manole, 1998. 128p.
SANTIAGO, Silviano.
Viagem ao México. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. 383p.
CORTEZ, Hernan.
A conquista do México. Porto Alegre: L&PM, 2007. 226p.
MARTINS FILHO, João Roberto.
Rebelião Estudantil: 1968: México, França e Brasil. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996. 112p.
NUNES, Americo.
As revoluções do México. São Paulo: Perspectiva, 1999. 174p.
CAMIN, Hector Aguilar.
México: cinza e semente. Rio de Janeiro: Bei Comunicação, 2002. 163p.
ABRAMOVAY, Ricardo.
Brasil, México, África do Sul, Índia e China. Rio Claro, SP: EdUNESP, 2002. 339p.
LONGHENA, Maria.
México Antigo: História e Cultura dos Maias, Astecas e de Outros... São Paulo: Verbo, 2004. 292p.

Textos na internet

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2002000100003&script=sci_arttext&tlng=pt
http://www.pec.uem.br/dcu/VII_SAU/Trabalhos/6-laudas/HILSENBECK%20FILHO,%20Alexander%20Maximilian.pdf
http://www.carlao2006.xpg.com.br/2004/marcia-c-zabotto2.pdf
http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/Geousp/Geousp14/Geousp_14_Not_encontro2.htm
http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/primeirogepal/pdfs_tc/wilsonsilvasilvestreneto.pdf
http://www.amerindia.ufc.br/pdf3/iran.pdf
http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/9/64
http://www.anp.gov.br/doc/notas_tecnicas/Nota_Tecnica_ANP_005_1999.pdf
http://www.ipea.gov.br/pub/td/2000/td_0710.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-73292007000200010&script=sci_arttext&tlng=es

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!