sexta-feira, 16 de maio de 2008

INTER/SM... Parabéns pelos 80 anos!!!!!

Hoje dia 16 de maio o Inter/SM completa 80 anos de vida. Uma data especial para um ano que já começou especial. O coloradinho foi 3.º colocado no Gauchão 2008 e em julho estréia no brasileirão da série C. Sem dúvida esses acontecimentos são apenas novos capítulos na gloriosa história do Inter/SM, que tinha conquistado o mesmo feito em âmbito estadual no ano de 1981 com aquela que é considerada a melhor equipe de todos os tempos na Baixada Melancólica. Apesar de ser gremista, desde pequeno acompanho o Inter/SM, incentivado por meu pai, e parte dessa gloriosa história eu pude acompanhar. Desde a campanha de arrecadação de tijolos e material de construção para modernizar o Presidente Vargas, até a presença em vários jogos da série A do brasileirão de 1982.

Vamos a um pouco de história desse magnífico clube. Um fonte indispensável para falar do Inter/SM é a obra do santamariense Candido Otto da Luz, "E.C. Internacional: um time inesquecível". O livro resgata a campanha vitoriosa do Inter/SM de 1981, campeão do interior. Logo na introdução Candido já dá uma idéia da importância do time de 1981. Em pesquisa realizada entre os leitores do Jornal A Razão, onde Candido trabalhava na editoria de esportes, através de cupom disponibilizado no veículo diário, onde deveriam escolher os melhores de cada posição entre os times de 1968 (campeão do ascenso - 2.ª divisão), de 1981 (campeão do interior - 1.ª divisão) e 2001 (campeão da 2.ª divisão).

Segundo Candido Otto da Luz (2006, p.8):

"A resposta dos leitores foi ótima. Foram centenas de votos depositados nas urnas colocadas na sede do jornal e da Rádio Santamariense, co-promotora. Apurados os votos, veio a constatação. Dos onze jogadores escolhidos pelos leitores, nove eram do time campeão do Interior de 1981. O melhor técnico foi Tadeu Menezes e o melhor presidente, Eugênio Streliaev, ambos também de 1981. O goleiro Nílson e o meio-campo Paré, do time campeão do Ascenso em 1968, completaram os onze. A seleção foi a seguinte: Nílson; Foguinho, Roberto, Donga e Beto; Paré, Robson e Valdo; Guinga, Nei e Toninho".

Sem dúvida, uma excelente e sensata escolhe dos leitores.

Vejamos a campanha do Inter/SM que o colocou na 1.ª divisão do futebol brasileiro:

Fase Classificatória
Primeiro Turno

07 de junho
Inter/SM 0x0 Juventude

14 de junho
São Paulo 1x1 Inter/SM
Gol do Inter/SM: Nei

18 de junho
Inter/SM 0x1 Inter/POA


21 de junho
São Gabriel 1x0 Inter/SM

28 de junho
Inter/SM 2x2 São Borja

Gols do Inter/SM: Gérson e Guinga.

04 de julho

Grêmio 2x1 Inter/SM
Gol do Inter/SM: Nei


12 de Julho
Inter/SM 0x0 Brasil

19 de julho

Novo Hamburgo 1x1 Inter/SM
Gol do Inter/SM


25 de julho

Armour 1x2 Inter/SM
Gols do Inter/SM: Guinga e Nei.

02 de agosto
Inter/SM 0x0 Caxias

30 de agosto
Guarany/BG 1x1 Inter/SM
Gol do Inter/SM: Chicota

Segundo Turno

Juventude 2x3 Inter/SM
Gols do Inter/SM: Guinga, Róbson e Nei.
Foto Robson


06 de setembro Inter/SM 4x1 São Gabriel

Gols do Inter/SM: Donga, Toninho e Nei (2)

09 de setembro
Caxias 0x0 Inter/SM

14 de setembro
Inter/SM 0x0 Grêmio

17 de setembro
Inter/SM 1x0 São Paulo/RG
Gol do Inter/SM: Nei


20 de setembro
Brasil 2x2 Inter/SM
Gols do Inter/SM: Valdo e Nei.


24 de setembro

Inter/SM 1x0 Guarany/BG
Gol do Inter/SM: Nei

27 de setembro
Inter/POA 1x0 Inter/SM


30 de setembro
São Borja 0x2 Inter/SM

Gols do Inter/SM: Toninho (2)

04 de outubro
Inter/SM 1x1 Armour

Gol do Inter/SM: Guinga

Disputa do ponto extra para o octogonal
Inter/SM 0(4)x(5)0 Novo Hamburgo
No tempo normal Novo Hamburgo 1x0, o que levou o jogo para prorrogação, em caso de empate a decisão seria por penaltis, o Inter/SM ganharia o ponto extra se empatasse no tempo normal
.

Octogonal Final
Primeiro Turno


11 de outubro Inter/SM 2x0 Inter/POA
Gols do Inter/SM: Nei e Toninho.


14 de outubro
Grêmio 1x1 Inter/SM
Gol do Inter/SM: Nei

18 de outubro
Inter/SM 0x0 Brasil

21 de outubro
Inter/SM 3x2 Novo Hamburgo

Gols do Inter/SM: Donga e Roberto (2)
Esse jogo merece dois destaques. Um por toda rivalidade envolvida no jogo. A perda do ponto extra na Baixada, o atrito do treinador do Novo Hamburgo, Ernesto Guedes que havia dirigido o Inter/SM nas primeiras rodadas antes de Tadeu Menezes assumir, com o presidente colorado. O segundo é com relação a mim. Eu tinha meus 8 anos de idade morava em Caçapava do Sul, acompanhava o jogo no Rádio, quando saiu o 2.º gol do Novo Hamburgo entreguei os pontos, era tarde fui dormi. No outro dia perguntei ao meu pai quanto tinha sido o jo e para minha surpresa ouço: 3x2 pro coloradinho, não consegui acreditar, mas ao assistir o programa esportivo me certifiquei que o meu Inter/SM tinha realizado uma grande façanha. Acompanhe o destaque da partida nas palavras de Candido Otto da Luz:

"Se você era um dos quase sete mil torcedores presentes no estádio Presidente Vargas naquela noite de 21 de outubro, uma quarta-feira, certamente considera a vitória por 3 x 2 do Inter SM sobre o Novo Hamburgo, um dos mais emocionantes jogos já realizados no estádio colorado. Teve de tudo. Antes, durante e depois da partida. Antes, motivando a torcida, que discutia os assuntos nos cafés e ruas da ciade, a briga entre o técnico Ernesto Guedes e o presidente colorado Eugênio Streliaev. Durante, a espetacular vitória de virada, histórica. Depois, a comemoração e o sentimento do dever cumprido e, porque não dizer, de vingança pelo ponto extra perdido em casa na fase de classificação. Teve até passeata.

A delegação do Novo Hamburgo chegou terça-feira e ficou hospedada no Itaimbé Palace Hotel. Segundo o técnico Ernesto Guedes, em declaração ao jornal A RAZÃO, "o jogo será muito difícil, mas acredito que meu time tem condições de alcançar um resultado positivo e, embora o ambiente tenso, não acredito que o Novo Hamburgo seja prejudicado, pois somente dentro das quatro linhas se resolve quem é o melhor." O Novo Hamburgo liderava o Octogonal com 7 pontos ganhos, três a mais que o Grêmio, Inter P A e Inter SM.

O técnico Tadeu Menezes, alheio aos problemas extra-campo, se preocupava com o time. Valdo, lesionado, era dúvida e acabou não jogando, sendo substituído por Chicota. O restante do time foi o mesmo que empatou em O x O com o Brasil de Pelotas.

O jogo tinha, ainda, outra atração: o árbitro da FIFA, José Roberto Wright, escalado pelo Departamento de Árbitros da Federação Gaúcha de Futebol. Tem gente que até hoje diz que pagaria quantos ingressos fossem necessários para ver novamente os 25 minutos finais daquela partida. Foram neles que o Inter SM virou um O x 2 do primeiro tempo para um 3 x 2, que merecia uma placa no Presidente Vargas. Como escreveu Humberto Gabbi Zanatta, na página de esportes do jornal.

A RAZÃO, "foi uma virada espetacular. Os últimos 25 minutos da partida Internacional e Novo Hamburgo, na primaveril noite de quarta-feira, lavaram a alma da imensa e entusiasmada torcida que lotou a Baixada, que de Melancólica se transformou em Baixada da Alegria e da Euforia".

Mas nem tudo foi alegria, ao menos no primeiro tempo, quando Paulo Ricm'do, aos 18 e 29 minutos, fez 2 x O para o Novo Hamburgo. O que houve no intervalo, no vestiário, Tadeu Menezes conta mais adiante. Alguma coisa aconteceu. E foi positiva. Iniciado o segundo tempo, o Internacional foi para cima, com o apoio incondicional da torcida. Era tudo ou nada. O Novo Hamburgo recuou, tentando segurar o 2 x O. Mas a pressão era muita. E vieram os 25 minutos mágicos. Três gols de cabeça! Aos 22, Donga, aos 25 e 27, Roberto: 3 x 2. Só acredita quem estava lá. De lavar a alma. Ah, e é bom lembrar que Ernesto Guedes também deu uma mãozinha, ao retirar Jorginho, o articulador, o melhor jogador do Novo Hamburgo. Com a entrada de Odir em seu lugar, o Novo Hamburgo perdeu em criatividade e o Inter SM, competente, soube tirar proveito e vencer a partida. Wright, antes da virada, anulou um gol de Donga. Também de cabeça".



01 de novembro
Inter/SM 3x0 São Paulo/RG
Gols do Inter/SM: Toninho (2) e Guinga.

04 de novembro
São Borja 1x0 Inter/SM

Segundo Turno


08 de novembro
Inter/SM 3x1 Grêmio
Gols do Inter/SM: Guinga, Toninho e Nei.




Os Gols da vitória histórica

11 de novembro
Brasil 0x0 Inter/SM

15 de novembro
Novo Hamburgo 1x1 Inter/SM
Gol do Inter/SM: Guinga.

18 de novembro
Inter/SM 2x1 Caxias
Gols do Inter/SM: Róbson e Donga.

22 de novembro
Inter/POA 1x1 Inter/SM
Gol do Inter/SM: Guinga.

25 de novembro
São Paulo 1x0 Inter/SM

29 de novembro
Inter/SM 1x0 São Borja
Gol do Inter/SM: Valdo.

Estive nesse jogo, lembro da comemoração, lembro de todo extase que tomou conta da baixada, estava com meu pai, as lembranças são parcas, é verdade, mas a sensação da certeza de ter presenciado o maior feito do coloradinho jamais sairá da minha memória.

PARABÉNS INTER/SM PELOS 80 ANOS DE HISTÓRIA!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. ESTE É O VERDADEIRO REPRESENTANTE DAS LUTAS E VITÓRIAS DO FUTEBOL DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL: MEU ESPORTE CLUBE INTERNACIONAL DE SANTA MARIA, UM CLUBE CUJA CAMISETA É UM MANTO DE GLÓRIA E PERSISTÊNCIA.E É TUDO ISSO, APESAR DO NOME MALDITO, QUE, DE UM LADO É UMA PECHA, MAS DE OUTRO, CAUSA DE SUA GRANDE SOBERANIA!

    ResponderExcluir
  2. Estive neste jogo , o maior de todos os tempos realizado na gloriosa Baixada Melancólica hoje estadio Presidente Vargas , simplesmente inesquecível ...

    ResponderExcluir

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!