domingo, 3 de agosto de 2008

As enquetes: parte I.

Muito bem vamos tentar retomar a assiduidade do Locale Digital, como já falei aqui estou passando por um momento turbulento de espera e ansiedade por uma mudança bastante drástica em minha vida e de minha família, portanto esse é um dos motivos pra esse certo desleixo com o ciberespaço. Como todos devem ter percebido a mudança tem causado um certo sentimento nostálgico antecipado, mas tem muito a ver com uma identidade forte, mas não inflexível. Nesse sentido, me deparo com um paradoxo. Enquanto futuro professor de nível superior há uma pressão presente por uma postura alicerçada na racionalidade positivista. Entretanto, tenho a plena convicção que a grande maioria das minhas conquistas, até hoje, devem-se a minha postura contestadora desse padrão de sujeito da modernidade. Apesar desse discurso inicial parecer destoante da imagem do escudo do imortal é justamente essa paixão futebolística que alimenta o paradoxo razão X emoção, ou pelo menos um dos fatores. Como vimos o resultado da enquete sobre a participação do Grêmio no Campeonato Brasileiro podemos chegar a algumas conclusões: 1) tenho muitos amigos colorados, o que explica que quase metade (41%) dos participantes apontou para uma campanha em que o Grêmio seria rebaixado para s Série B ou no máximo conquistaria um vaga na Copa Sul-Americana; 2) tenho mais amigos gremistas, uma vez que a maioria apontou para uma campanha mais condizente com a gradeza do Grêmio (59%), Campeão ou classificação para a Copa Libertadores; 3) é verdade que as eliminações no Gauchão e na Copa do Brasil deixaram a torcida desconfiada do time e do técnico; 4) mas é verdade também que depois de 16 rodadas é inegável que o futebol apresentado pelo tricolor é incontestável, consistente e eficiente; 5) é difícil mesmo pros gremistas mais pessimistas não admitir que a chance do Grêmio sair campeão são grandes.
São fatos como esses que fazem emergir uma identidade mais vínculada ao território de maneira mais intensa. A paixão por um clube de futebol tem nas manifestações culturais da torcida um caráter iminentemente territorial. Nessas horas o paradoxo mencionado por mim anteriormente saí do estado de latência e aflora de maneira significativa nesse que vos escreve. Minha participação na campanha do tricolor na Copa Libertadores 2007 trouxe a tona uma relação intrínseca com a necessidade de transbordar a emoção, mesmo que minha opção profissional exija a razão. Esses dias tentando atualizar meu orkut me deparei com várias manifestações culturais de amor ao Grêmio registradas em vídeo e disponibilizados no site oficial da Geral do Grêmio e no You Tube. Esse saudosismo ou essa forte identidade pode ser observada e sentida nos vídeos abaixo, vou sentir saudade, mas também agora vou criar condições de poder acompanhar o Grêmio em outros lugares, com um outro olhar e colocar a prova essa que é uma das formas de identificação mais rígidas. Pessoas mudam até de sexo, mas de time não se tem notícias. DALHE TRICOLOR.
Hoje tem jogo decisivo as 16h no Monumental contra o Vitória, jogo pra confirmar a liderança. Abaixo duas séries de vídeos que refletem o sentimento do gremismo e o que foi pra torcida a escalda da Série B até a final da Copa Libertadores. A Resposta e América, além de alguns vídeos da torcida que orgulha os gremistas e causa inveja aos adversários que tentam imitar.

A RESPOSTA




AMÉRICA




VÍDEOS DA GERAL DO GRÊMIO





2 comentários:

  1. Muito boa a tua postagem Gustavo, eu te conheço e sei que tu realmente é um cara equilibrado e em condições de escrever bem como tu escreve, torcedor do melhor time de futebol, e em particular assisti alguns videos que tu coloco espetaculares também :D

    Muito bem organizado teu blog.

    Abraçoss e Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Que a direção do Grêmio consiga manter para o segundo turno um elenco campeão e que venha a taça \o/

    Show de bola os videos XDD

    E que dizer dessa torcida??? Não tem preço!!!

    ResponderExcluir

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!