quarta-feira, 23 de março de 2011

Filmes para sala de aula (1)

Território Restrito (2009)
Título Original: Crossing Over
Gênero: Drama
Duração: 113 minutos
Diretor: Wayne Kramer
Estrelando: Harrison Ford, Ashley Judd, Ray Liotta.

Assisti esse filme pela primeira vez em uma Super Estréia de sábado do Telecine, já na nessa sessão não consegui desgrudar da TV. O filme se passa em território estadunidense e mostra histórias simultâneas de imigrantes de várias nacionalidades que lutam para permanecer nesse país. Problemas de fronteira com o México, onde uma trabalhadora depois de deportada morre ao tentar retornar para buscar o filho. A questão da intolerância ao islamismo é abordada  na dissolução compulsória de uma família árabe, em que a filha adolescente de tanto discriminada procura no ciberespaço relações com outros árabes e é acusada de terrorismo. A história de atriz australiana que se prostitui para conquistar o green card, mas, suas relações são com um agente de imigração que lhe promete o visto definitivo. Ela namora um jovem músico judeu, que dribla a imigração com apoio de um rabino ordotoxo e consegue sua permanência nos EUA. Ainda são narradas histórias de um policial iraniano, colega de Harrison Ford, que se revolta com as relações da irmã e um traficante mexicano, da rebeldia de um jovem sul-coreano que presencia um assassinato cometido por seus amigos. Enfim, Território Restrito é um excelente filme, que não acaba com final feliz.
Em sala de aula o fim pode ser trabalhado de múltiplas formas. Pode ser trabalhado ao se discutir Estados Unidos para debater a política de imigração americana, as restrições, o controle, pode-se se discutir o papel dos imigrantes na construção dos EUA. A questão da identidade também pode ser explorada, com personagens que resistem em perder seus referenciais e outros que são completamente absorvidos pelo ideário do Tio Sam. A questão das desigualdades entre EUA e México e todos os problemas de fronteira, coiotes, pobreza, maquiladoras, favelas, etc.
Penso que o filme terá um melhor resultado sendo exibido em cursos de graduação, mas, bem preparado e talvez editado possa ser trabalhado em turmas de ensino médio.
Quem já assistiu e tem uma contribuição, por favor deixe seu pitaco.

Pra quem quiser dar uma conferida, clica aí em  Território Restrito.

Um comentário:

  1. Também gostei do filme. Acho particularmente interessantes narrativas com tramas interligadas (nesse sentido, CRASH é meu favorito), embora em TERRITÓRIO RESTRITO algumas histórias (a do personagem de Ford, especialmente) soaram meio exageradas, lembrando-me até do fraquíssimo OLHOS AZUIS, que também trata desses temas.

    ResponderExcluir

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!