domingo, 20 de março de 2011

Livros - Cibercultura

Galera, vou retomar o blog. Uma das justificativas é a grande interatividade entre nossas ferramentas digitais. Hoje é impressionante a possibilidade de conexão entre as redes sociais, twitter, blog, serviços do google, etc. Como um pesquisador da blogosfera não posso me esconder no anonimato para realizar minha pesquisa netnográfica.
Bom, inicialmente tentarei manter o blog atualizado trazendo sinopses de livros em inglês que estou traduzindo para minha tese. Devo, mais adiante trazer a resenha ou fichamento dos mesmos. Meu intuito, até pelas dificuldades que tenho enfrentado, é estimular novos pesquisadores que queiram se aventurar a desvendar as possibilidades do ciberespaço.
Hoje começo com o "Netnography" escrito pelo professor canadense Robert V. Kozinets, apresento a seguir a tradução da contra-capa do livro.
Com cerca de um bilhão de pessoas agora usando comunidades online e mídias sociais, como grupos de notícias, blogs, fóruns, sites de redes sociais, podcasting, videocasting, photosharing, comunidades e mundos virtuais, a internet é hoje um local de pesquisa de valor inestimável.
Este novo e excitante texto é o primeiro a explorar a disciplina de "netnografia" – a realização de uma etnografia sobre a internet – um método projetado especificamente para o estudo da rede social de culturas e comunidades on-line. Pela primeira vez, repleto de diretrizes procedimentais para a condução precisa e ética da pesquisa etnográfica online que são claramente definidas, com informações detalhadas, passo-a-passo para introduzir, explicar e ilustrar o método para estudantes e pesquisadores.
O autor investiga as últimas pesquisas sobre as culturas e comunidades online, focando os métodos utilizados para estudá-los. A visão geral da investigação e dos procedimentos são explicados ao longo de exemplos que incluem os mais recentes desenvolvimentos na teia social, como blogs, de microblogs (twitter), redes sociais, videocasting, podcasting, mundos virtuais e muito mais.
Este livro é leitura essencial para pesquisadores e estudantes de ciências sociais como a antropologia, a sociologia, a pesquisa do consumidor, pesquisa de marketing, gestão e organização de pesquisa e dos estudos culturais da mídia.
Robert V. Kozinets é professor de Marketing na York University em Toronto. Ele co-editou um livro intitulado Consumer Tribes. Ele também publicou mais de 60 capítulos e artigos em importantes jornais tais como Journal of Consumer Research, Journal of Marketing Research e Journal of Contemporany Ethnography.
Quem quiser um palhinha do livro pode olhar aí em baixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!