terça-feira, 10 de maio de 2011

Referencias Trabalhos sobre Ferrovias

Bom pessoal conforme combinamos estou enviando alguns links de materiais que poderão ajudá-los na elaboração dos trabalhos.
Antes de passá-los, e comentá-los, gostaria de passar algumas instruções, na verdade uma proposição de roteiro para que vocês desenvolvam sua apresentações.
Primeiro: façam um histórico das estradas de ferro na região que lhe coube na divisão dos trabalhos; aborde os motivos que levaram a construção (econômicos, sociais, políticos), o papel que desempenhava a época e como se deu sua expansão ou retração.
Segundo: trace um panorama da atual situação das ferrovias nas sua região, quais são os usos, o papel no escoamento da produção, no transporte de pessoas, o uso turístico; verifique a relação entre a iniciativa privada e participação estatal na manutenção, as concessões privadas, as empresas que operam.
Terceiro: utilize as discussões realizadas em sala para analisar o quadro atual das ferrovias no Brasil, destaque a situação das ferrovias, os usos, os projetos em andamento, as alternativas que podem apontar um futuro, a questão da integração nacional e a relação com a hierarquia de cidades da sua região.
Enfim, essa é uma proposta de roteiro para suas apresentações, no entanto não estão engessadas, podem utilizar sua criatividade para propor de outra maneira. O mais importante é que abusem de imagens e mapas. Bom trabalho!

Links para sites
Site da Agência Nacional de Transportes Terrestres com vários mapas e informações atualizadas, basta procurar nos links internos.
Revista Online com informações econômicas e de infra-estrutura no setor ferroviário e metroviário.
Ministério dos Transportes - Informações sobre o transporte ferroviário, também com mapa
Blog de um cartunista que faz uma releitura das ferrovias brasileiras através de imagens.
Informações históricas sobre as ferrovias
Muitas informações sobre ferrovias da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Blog que cataloga todas as estações ferroviárias do Brasil, mapas históricos e atuais.
Informações sobre os metrôs brasileiros
Álbum de Fotografias das Ferrovias Brasileiras
Informações sobre a ferrovia Norte-Sul
Informações sobre ferrovias em Tocantins
Informações sobre investimentos no setor ferriovário
http://www.rffsa.gov.br/
Rede Ferroviária Federal S.A.
http://www2.transportes.gov.br/bit/mapas/mapclick/ferro/mapasferro.htm
Mapas de diversas ferrovias

Artigos Acadêmicos
Subsídios à tomada de decisão da escolha da modalidade para o planejamento dos transportes no estado do Paraná

Bibliografia Disponível na Biblioteca do IFF

BRINA, Helvecio Lapertosa, REDE FERROVIARIA FEDERAL (BRASIL). Estradas de ferro. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1979-1982. 2v. : il. 23cm. (Broch.).

TARGINO, Itapuan Bôtto. Preservação do patrimônio ferroviário: as estações de trem da Paraíba. João Pessoa: Idéia, 2001. 107p, il. ISBN Broch.

VIANA, Valterlan França. O trem fora dos trilhos: a ferrovia nos Campos dos Goytacazes. 2005. x, 32,[7] p., il. Orientação de: Linovaldo Miranda Lemos. ISBN (Broch.).

TENCA, Álvaro. Senhores dos trilhos: racionalização, trabalho e tempo livre nas narrativas do curso de ferroviários da antiga paulista. São Paulo: Ed. da UNESP, 2006. 332 p. ISBN (Broch.).

Livros Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!