terça-feira, 27 de maio de 2008

Definições e... estrada!!!!

Bom galera, todo mundo já deve ter percebido que o locale anda meio devagar nos últimos dias. Isso deve principalmente a correria dos últimos dias, e claro a sequela do feriadão, hehehe... Acorreria deve-se exatamente em função do título do post. Sou professor substituto de Geografia no CTISM da UFSM e meu contrato finda em 21/07/2008. Foi uma experiência sensacional, sem dúvida, mas conversando com alguns de meus ex-professores me deparei com uma crítica. Ele ficou sabendo por intermédio de um(a) aluno(a) que eu só avaliava através de questões de vestibular. É verdade que nesses últimos meses de contrato é bem provável que eu tenha sido contaminado por um desencantamento com as possibilidades que a profissão oferece. Claro, ele não aceitou meus argumentos. Mas, eu refletia sobre o assunto e concluí que na verdade é como se fosse uma mini carreira, ou seja, o ínício de encantamento, de experiências e erros, o auge com resultados fantásticos, com a galera embuída dos temas e debates, e "a aposentadoria" onde o desânimo e a falta de estímulo não são raros, mas isso tudo em 2 anos, em um espaço temporal bem delimitado. Bom, talvez não seja realmente um argumento válido para um jovem professor em início de carreira, vou continuar a reflexão.
Mas, se por um lado há um sentimento de frustração, por outro, a vontade inerente aos sentimentos de um geógrafo, como já dizia a professora Iná Elias de Castro, nas suas "explorações geográficas", é a de desbravar novos horizontes. Uma sensação descrita por Yi-Fu Tuan nas suas definições de lugar e espaço. O geógrafo chinês associa lugar a segurança e espaço a liberdade, onde no primeiro estamos condicionados a ele e o segundo ansiamos por conquistá-lo. Estou deixando meu lugar para conquistar o espaço. As vezes situações de indefinição como um contrato temporário de trabalho, podem ser janelas para a expansão de nosso horizonte geográfico. Na busca por oportunidades para manter acessa a chama geográfica no meu cotidiano, vou saciar a ânsia pelo espaço. Serão 2 ou 3 semanas, 4 estados 5 ou 6 cidades e muita, muita paixão pela Geografia. Começa em Santa Maria/RS, passa por Porto Alegre, alguns dias em Brasília, uma prova em Itumbiara/GO, uma semana em Uberlândia/MG (prova para a UFU) e talvez termine em Campos dos Goytacazes ou Cabo Frio no Rio de Janeiro. Se os horários de deslocamento entre essas cidades for compatível esse é o roteiro. Por favor, sem alguém souber de como melhor percorrer esses trechos, principalmente de Uberlândia a Cabo Frio, agradeço pelas informações.
Antes da viagem nos próximos textos, falarei um pouco de cada uma dessas cidades, e no percurso fotos e posts dando notícias dos locais visitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!