terça-feira, 20 de maio de 2008

O Brasil, Angra III e a Energia Nuclear...

Galera a inspiração não está muito em alta nesse que vos tecla. Mas pra não deixar passar em branco, começo hoje a alimenta o locale com alguns links interessantes sobre o debate da construção da Usina de Angra III e o desenvolvimento do programa nuclear brasileiro, que será desenvolvido pelos alunos da 3.ª série do ensino médio.
O primeiro encontrei no blog do cientista político Henrique R. de Castro, o Política & Sustentabilidade, onde remete para um periódico da UFRJ, o Olhar Virtual, a revista entrevista o professor Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e Melo, vice-coordenador do Programa de Engenharia Nuclear do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE-UFRJ), e apresenta vários outros artigos sobre o tema. Vale a pena conferir íntegra aqui.
Outro texto muito bem fundamentado na crítica de utilização da energia nuclear da construção de Angra III, foi publicado no Correio da Cidadania, de autoria de Joaquim Francisco de Carvalho, mestre em engenharia nuclear e foi diretor da NUCLEN (atual ELETRONUCLEAR), e você lê aqui.
Outra reportagem bem abragente e com muita informações é divulgada no site da revista de jornalismo científico Com Ciência, pra ler click aqui.
Galera por hora é isso, aliás só o começo espero que as informações ajudem, ah... vale pena conferir também o site do Ministério de Minas e Energia, onde vocês podem encontrar vários e-mails e telefones de pessoas que estão traçando as diretrizes do desenvolvimento da matriz energética brasileira.

Um comentário:

  1. Eu aqui to super de acordo com a utilização da energia nuclear... bastante rentável a longo prazo e não emite gases poluentes na atmosfera... soh falta descobrir o que fazer com o lixo radioativo, pq soh enterrar em câmaras d chumbo (creio q ainda se faça isso) naum eh bem o que eu chamo de solução. Pra quem ainda tem medo de vazamentos radioativos ou coisa assim... vê se cresce XD Além do mais, já era mais do que hora do Brasil começar a explorar esse tipo de tecnologia com mais afinco, pois embora o nosso potencial hídrico seja consideravelmente grande, nossa população também o é, e ao contrario da população, a tendência das nossas águas é soh diminuir seu nivel... go go Brasil, rumo ao futuro nuclear o//

    ResponderExcluir

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!