segunda-feira, 12 de maio de 2008

O Movimento Punk e o Ataque Sonoro

Em um dia deste debatendo com meus alunos da 2.ª série do ensino médio, sobre gêneros e identidades culturais, veio uma intervenção sobre o papel contestador do movimento punk. A discussão me trouxe certo saudosismo pois de certa forma acompanhei a emergência desse movimento na década de 80. Claro naquela época não tínhamos toda a parafernalha tecnológica de hj e muitas vezes conseguíamos acesso as lançamentos só 2 ou 3 anos depois. Líamos revistas especializadas e ficávamos esperando a possibilidade de ter acesso aos LP's (sim ainda na época do vinil). Sem dúvida alguma um álbum que marcou minha vida foi o Ataque Sonoro. Lançado em 1985 pela Ataque Frontal (selo e gravadora independente) foi sucesso na cena underground do Brasil todo. Não foi difícil em tempos de ciberespaço localizar o álbum pra download. Fucei nos locales e encontrei um muito legal e que quiser dar uma conferida clica ali no O Começo do Fim do Mundo. Também ta aqui o link pra download. A influência do Ataque Sonoro foi tanta q chegamos, eu e alguns amigos, pensar em constituir uma banda, mas por sorte nos demos conta a tempo de que não era pra nós.

Coletânea lançada em 1985 com a participação de 10 bandas é um marco na cena hard core brasileira. O movimento punk brasileiro surge em meio a greves do ABC paulista e com uma postura de contestação e protesto ao sistema capitalista. Essa atitude era um pouco diferenciada do movimento surgido na Inglaterra prega uma postura de valorização do visual e de defesa de uma anarquia que não parecia se aproximar da posição política de grupos anarquistas revolucionários do início do século XX.

Esse locale ta parecendo mais uma retrospectiva da minha vida, mas vale a pena. Tenho tido muita inspiração e em outros posts vou falar da minha participação na cena underground de Santa Maria. Por enquanto vão ficando com o conteúdo do Ataque Sonoro um clássico do hard core brasileiro. Ah vale a pena tbém um conferida no Brabera no Talo.

Ataque Sonoro (1985)
São Paulo (Ataque Frontal)
1. Vírus 27 - "Reprecaos"
2.
Ratos de Porão - "Condenado"
3.
Garotos Podres - "Anarquia"
4. Espermogramix - "Trabalhadores brasileiros"
5.
Auschwitz - "Ignorância cega"
6.
Desordeiros - "Progresso"
7.
Cólera - "Rebeldes"
8.
Grinders - "Skate gralha"
9.
Armagedom - "Super projetos"
10.
Lobotomia - "Faces da morte"
11. Lobotomia - "Lobotomia"
12. Ratos de Porão - "Cérebros atômicos"
13. Armagedom - "Mortos de fome"
14. Espermogramix - "Bombas"
15. Garotos Podres - "Eu não sei o que quero"
16. Auschwitz - "Corrupçao"
17. Cólera - "Vira-latas"
18. Grinders - "Como e que pode"
19. Vírus 27 - "Capitaslismo"
20. Desordeiros - "Holocausto"

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bem, após ler o post e ouvir o dito álbum, naum pude deixar de notar a semelhança com a banda Titãs XD Hmmm, eu soh penso se as pessoas q cantaram essas músicas queriam mesmo mudar alguma coisa ou se só queriam fazer bagunça, se hoje eles ainda pensam da mesma maneira, se eles ganhavam a vida com esses discos ou se faziam outars coisas tmb... mas o principal disso tudo eh: Gustavo numa banda punk??? Essa eu pagava pra ver XDD

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por citar nosso blog (brabera no talo) no seu post!

    Não posso dizer por mim pois tenho "apenas" 20 anos e ainda estou vivendo a Cena Crossover (Metal/Punk) do Brasil, mas no nosso blog há muitas pessoas que assim como você, viveram a época auge do som e têm grande entusiasmo ao relembrar desses tempos...

    Só para não perder o costume:

    Download de mp3 e vídeos: braberanotalo.blogspot.com

    Debate de idéias diversas (Essa eu lhe recomendo olhar agora mesmo):
    talodabrabera.blogspot.com

    Abraços!

    ResponderExcluir

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!