quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Que pena...

Em Santa Maria/RS a metade verde da torcida local está triste. Muitos anos tentando alcançar a elite do futebol gaúcho, nunca estiveram tão perto de terminarem. O Riograndense Futebol Clube, que há alguns anos atrás era um verdadeiro "saco de pancadas" na segundona, há pelo menos 3 anos vem demonstrando uma grande ascenção na busca desse objetivo. O clube que tem entre seus principais feito o vice-campeonato gaúcho de 1921, perdido pro Imortal Tricolor, e o título da segundona gaúcha em 1978, tem um forte apelo identitário com a cidade. Talvez ainda mais que seu principal rival, e para qual torce esse que escreve essas linhas, o Inter/SM. Acredito que esse fato está diretamente relacionado com a origem do clube esmeraldino, pois o mesmo é oriundo de iniciativas de ferroviários que eram muitos e atuantes na sociedade santamariense. Como a cidade alcançou um grande destaque na hierarquia urbana do Estado em função de ser um entrocamento da malha ferroviária no coração do RS nos primórdios do século XX, não fica difícil associar esses elementos na ientidade do torcedor santamariense.
Mesmo sendo torcedor do Inter/SM, estava na torcida pelo sucesso do periquito para que pudessemos presenciar novamente um clássico Rio-Nal na primeira divisão gaúcha. Mas nesse exato momento o periquito vai perdendo para o Pelotas por 2x0, na penúltima rodada do quadrangular decisivo da segundona. O tradicional clube da zona sul do Estado depois de muitos anos na série b estadual parece que vai confirmar seu acesso no mesmo ano que seu principal, o rubro-negro Brasil, amargou o descenso.
De qualquer maneira gostaria de parabenizar a campanha do periquito, não pode esmorecer, é preciso que as lições ano após ano sirvam de lição para que os erros cometidos sejam corrigidos e os acertos aprimorados para que logo o esmeraldino esteja novamente no convívio dos grandes do futebol gaúcho.
Gostaria também de parabenizar a equipe da Rádio Santamariense, e em especial meu amigo e repórter de campo, Alexandre de Grandi, pela cobertura dada a campanha do gandense e também do Inter/SM, o que possibilita mesmo morando no Estado do Rio de Janeiro continuar acompanhando o futebol da minha cidade natal.

Um comentário:

  1. pirikito veio de guerra, não é top mas estamos conquistando espaço. vamo, vamo, da-lhe pirikito
    ao bloguero um kebra costela

    ResponderExcluir

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!