quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lançamento de Livro em Campos

   Galera a pedido do meu grande amigo Cristiano Pluhar, gaúcho radicado em Campos, venho divulgar o lançamento de seu trabalho "O preconceito estampado". O livro tem a co-autoria de José Victor Nogueira Barreto e foi publicado com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos e do Arquivo Público. Pesquisador do Arquivo Público Municipal, o Cristiano é um daqueles achados que devem ser valorizados nas nossas relações pessoais. O conheci quando com minhas bolsistas de Iniciação Científica fomos buscar subsídios para nossas pesquisas lá no Arquivo. É nesse momento o meu primeiro contato com o Cristiano, em um lugar tão bucólico como Tocos fiquei surpreso em encontrar um pesquisador gaúcho, como eu, naquelas paragens, mas, nosso caminhos não se limitariam a esse encontro e a nossas origens, descubro que o mesmo trabalha com minha esposa na escola Laura Vicunha. Nossos caminhos continuariam a se encontrar quando o chamo para participar do III Encontro de Geografia no IFF, no qual também participou seu orientador o prof. Carlos Freitas da UENF. Brilhante participação de ambos. Conheço o trabalho do Cristiano e recomendo a todos pelo seu esforço e disciplina em estudar a história de Campos, muitas vezes negligenciada pelos pesquisadores locais, mas, principalmente, por sua agradável escrita e seu total despreendimento nessa tarefa que se reflete também em sua grande criatividade que podemos identificar em suas poesias. Enfim, "O preconceito estampado" traz a tona, através da análise de documentos jornalísticos e outros, as origens de um problema atual que aflige a sociedade campista, e de certa forma todo norte fluminense, que é a questão do racismo arraigado na elite campista, e que também se evidencia nos setores médio dessa população. Campos, que teve a maior população negra do período escravocrata do Brasil e também a última a reconhecer a abolição da escravidão, guarda um situação de preconceito inexplicável se conhecermos suas origens históricas, e nesse sentido a contribuição do Cristiano é essencial para podermos entendê-la. Abaixo reproduzo-o o texto do autor para a divulgação do seu trabalho que vale a pena ser conhecido e reconhecido.

O preconceito estampado: Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho lança obra sobre a discriminação racial e religiosa, em Campos dos Goytacazes

   Campos dos Goytacazes, primeira metade do século XX: obras modernizadoras idealizadas por Saturnino de Brito; Nilo Peçanha, apoiador das oligarquias, recebe, por conta da morte de Afonso Pena, a Presidência da recente República; sociedade conservadora, valorizadora da elite e carregada de preconceitos econômicos e raciais.
   Nesse período, as diferenças estão, perigosamente, distantes dos aspectos morais impostos por um    Catolicismo estabelecido pelos colonizadores portugueses. O negro, distante do Centro, pois não consome; suas crenças, resquícios culturais de origem, relacionadas à malandragem, atrevimento, exploração e outros tantos termos depreciativos.
   Contudo, a boa sociedade participa.
  Assim, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, órgão subordinado a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, através dos pesquisadores Cristiano Pluhar e José Victor Nogueira Barreto, lança a obra O preconceito estampado que salienta, através da vasta coleção de jornais campistas e processos criminais componentes do acervo da instituição, o preconceito racial a partir das crenças religiosas de origem africana. O recorte histórico frisa o período presidido por Getúlio Vargas (1930 – 1945 e 1951 – 1954) que intencionou, teoricamente, a criação de uma identidade nacional respeitadora da formação do povo brasileiro.
   Os principais jornais de Campos dos Goytacazes, nessa época, estamparam reportagens de cunho desrespeitador das diferenças, apresentando claros indícios escravocratas. Assim, a lida intenciona a valorização cultural, bem como o esclarecimento da formação das religiões que carregam resquícios africanos.
   Para aquisição, basta dirigir-se ao Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, localizado na Estrada Sérgio Vianna Barroso, 3060. Campos dos Goytacazes. Contato: (22) 2733-9999. Email: arquivodecampos@arquivodecampos.org.br ou cristianopluhar@hotmail.com e zevictornb@hotmail.com

Cristiano Pluhar – pesquisador do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!