quinta-feira, 23 de junho de 2011

O mapa das redes sociais e do Twitter


 
Veja no mapa acima a evolução das redes sociais pelo planeta entre junho 2009 e junho de 2011. É facilmente perceptível a grande expansão do facebook por diversos países do planeta. O fenômeno facebook parece ter apenas um último foco de resistência que a forte presença de usuários do orkut no Brasil. É bem verdade que a Índia engrossava essa resistência até 2009, mas, no gráfico atualizado de 2011 nota-se que também esse país se rendeu a rede idealizada pro Mark Zuckerberg. Um interessante pode ser encontrado no Blog Brasil Acadêmico, onde o autor destaca uma interessante disputa entre o Google e o Facebook e a perda de espaço do primeiro para o segundo. Há o questionamento da derrocada da hiperhegemonia do Google, mas, por outro lado, uma certa censura do facebook, principalmente, a hackers e apoiadores do WikiLeaks. Com relação as redes sociais nota-se que elas seguem aumentando de dezembro de 2010 a junho de 2011, mesmo que tenha havido uma certa estagnação da expansão do facebook ainda existem áreas que não contam com forte presença de redes sociais, e a rede Zuckerberg começou a conquistar os usuários africanos.
   Outra rede que tem ganho bastante espaço, principalmente no Brasil, é o serviço de microblog Twitter. Fortemente utilizados por jovens e adolescentes o twitter tem uma grande participação mundial em número de usuários e no percentual da linguagem falada pelos usuários. Algumas informações mais precisas podem ser encontradas no blog Profissional de Midia Online, abaixo reproduzimos um mapa publicado nesse texto que representa um atual distribuição do uso do twitter em uma escala global.


   O objetivo de post é demonstrar que é possível mapear os avanços das redes sociais pelo espaço físico material e territorial. Esse tipo de planisfério nos ajuda a entender como se dão as disputas de poder entre os grandes tubarões do ciberespaço, assim como anos atrás os bastiões do capitalismo se reinventavam, hoje esse processo se acelera assustadoramente. A disseminação de uma ou outra rede social, mais que ditar tendências reinventa a forma de se reproduzir do capitalismo. Mas, por outro lado, o papel das redes sociais e sua crescente aceitação faz com que se tornem ferramentas altamente úteis para o desenvolvimento cognisivo e intelectual dos usuários que não se limitam a clicar botões apenas e as desbravam com o intuito de tirar o máximo que elas podem oferecer. Apesar do caráter fechado do facebook, principalmente, em termos de censura, penso que a funcionalidade de suas ferramentas são o grande diferencial de outras, principalmente o Orkut, e isso se expressa nas diversas formas de participação que o usuário pode optar para desenvolver, sugerir ou participar, sempre, deixando essa decisão a critério do usuário, um grande trunfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!