sábado, 14 de junho de 2008

Itumbiara/GO... Terra do Campeão Goiano!!!!

Itumbiara na divisa do Estado de Goiás com o Estado de Minas Gerais não é muito bem vista pelo povo da região, por quem já esteve por lá. Eu particularmente achei a cidade encantadora. Uma cidade pequena, com 86.000 habitantes, com ares do campo, mas com uma economia bastante forte. Pra chegar até Itumbiara, parti da rodoviária de Taguatinga/DF (que dá pra ver nessa primeira foto), passamos por Anápolis, Goiânia, almoçamos em Hidrolândia (no meio do nada, foto 2), Morrinhos, e finalmente chegamos por volta das 18 h. Já de chega a cidade me surpreendeu bastante, ao contrário do que ouvia, achei uma cidade organizada e que deve crescer muito nos próximos anos.
Além disso, Itumbiara é a terra do Itumbiara E.C., atual campeão goiano da primeira divisão. Façanha conquistada em cima do time mais tradicional do Estado, o E.C. Goiás. No início do post aparece o escudo do Itumbira, que aliás era o único motivo pelo qual eu sabia que a cidade existia. Além disso pude confirmar, de certo modo como o futebol é um fator importante na identificação das pessoas com o lugar. Lá em Itumbiara era um desfile total de pessoas com a camiseta do campeão goianos, todos muito orgulhosos do feito, do time que disputará assim como nosso Inter/SM a série C do brasileirão desse ano. A viagem foi cansativa demorou quase 8h, e chegando na cidade já percebi q o hotel q eu havia escolhido não fica mto próximo nem da rodoviária, mto menos do local de prova. A sorte foi ter encontrado um paulista gente boa pra caramba, o Fábio, esse aí do lado, q me arrastou pra conhecer a cidade a noite. Mas, o q mais preocupava era estar com dinheiro curto, por não ter sacado grana em Brasília, e descobrir q não existia banco 24 horas em Itumbiara. Graças ao ciberespaço, pude transferir uma grana pra conta do Fábio e ele sacou pra mim.
Na nossa andança por Itumbiara me fascinei com a beleza da cidade, pequena é verdade, mas muito charmosa. Aproveitei para tirar fotos e espera q elas sirvam para mostrar um pouco da cidade.
No centro da cidade passa o Rio Paranaíba que divide os 2 estados, e uma ponte lindíssima chama Affonso Penna, que só não aparece nas fotos pq essas não ficaram boas. Antes de prestarmos a prova para o concurso fizemos um almoço legal, que chegou a me dar sono na hora de fazer as questões, e aproveitamos para tirar fotos como essa aí do lado, que mostra a preocupação do município com as questões ambientais.
Uma foto da câmara de vereadores ao lado, são espaços que valorizam a cidade pela sua organização, harmonia e violência praticamente zero. Realizada a prova fomos para beira-rio tomar uma cerveja na barraca do seu Darci. Esse é a figuraça que aparece na última foto. Simpatizante do PT, professor de história formado, optou pela tranquilidade do comércio em uma cidade de economia crescente. Nos contava seu Darci de sua satisfação com o atual governo Lula, de como Goiás sofria nas mãos do PSDB, enfim, todo um discurso mais alinhado a esquerda. Por um lado, ele tem razão, pois só o atual governo é q está viabilizando encontros como esse com a abertura de concursos por todo o país.
Depois seu Darci nos contou que havia sido preso no Chile na época do ditador Augusto Pinochet, quer dizer em 2 dias pude conhecer um pouco de história viva.
Uma outra coisa bastante proveitosa foram as conversas com o Fábio, professor de física no município de São Paulo, metre em Física pela UNESP, foi também atrás do atarente salário oferecido pela rede federal de ensino. Infelizmente, meu amigo não passou, e nesse fim de semana está prestando concurso no CEFET de Campos, assim como eu, só que na UNED Lagos. Aliás, por falar nisso, só pra comunicar aos leitores, meu desempenho na prova objetiva foi de mais de 85% (52 de 60) e acredito que já esteja credenciado para a prova didática, pois não haviam doutores no concurso.
Ainda conhecemos um goiano da capital, gente boa, que estava prestando concurso para Educação Física, prontamente se prestou a levar os títulos para nós na sede do CEFET/GO.
Pra encerrar acho que as belas imagens da cidade ao fundo, cortada pelo rio Paranaíba, não me deixam medir sobre a qualidade de vida que se pode ter em Itumbiara. Segunda ou terça próxima devo estar escrevendo sobre a passagem por Uberlândia/MG, onde fiquei por uma semana e as histórias são maiores e as fotos também em número mais ampliado. Como vou passar uns dias no Rio, terei tempo de postar e atualizar essa grande aventura pelo Brasil.

Um comentário:

  1. soooor!
    muito legais as fotos!
    Pelo que tu contou pra nós, e pelo q está escrito aí...deve ter sido uma experiencia ótima!
    parabens por ter passado nos concursos!
    beijos

    ResponderExcluir

Blogueiro nativo da blogsfera fuça e comenta!!!!